Jornal de Negócios
|
-
Bitcoin fixa novo recorde histórico de quase 98 mil dólares
Desde a vitória de Trump nas presidenciais, no dia 5 de novembro, esta criptomoeda regista uma valorização superior a 35%.
-
Marcas próprias continuam a crescer, mas há sinais de "travagem"
Estudo da Kantar revela que a dinâmica de crescimento das marcas próprias parece começar a pisar o travão num contexto económico mais favorável que está também a impulsionar consumo fora de casa.
-
Lisboa acorda no verde com Galp a dar gás ao PSI
O escalar do conflito na Ucrânia fez subir os preços do petróleo e isso já se nota na bolsa de Lisboa: a Galp é a cotada que mais valoriza esta manhã.
-
Cartoon SA 21-11-2024
Cartoon de Luís Afonso
-
Governo já recebeu proposta de manual de boas práticas para empresas públicas
O Instituto Português de Corporate Governance (IPCG) entregou ao Executivo um conjunto de recomendações, tendo mesmo chegado a reunir-se com o PS e PSD. No setor privado, o Código do Governo das Sociedades já é um caso de sucesso, com uma taxa de acolhimento pelas cotadas do PSI superior a 90%.
-
Petróleo em alta à boleia de receios de um escalar do conflito na Ucrânia
Acompanhe aqui, minuto a minuto, o desempenho dos mercados desta quinta-feira.
-
Mercadona com quarta maior quota bate Auchan-Minipreço
Depois da Sonae, da Jerónimo Martins e do Lidl, a Mercadona é a cadeia de supermercados que mais vende em Portugal, onde chegou há apenas cinco anos. Conta pouco mais de 50 supermercados.
-
5 coisas que precisa de saber para começar o dia
Esta quinta-feira, um dos grandes focos do mercado será o desempenho da Nvidia, depois de a fabricante norte-americana de chips ter apresentado ontem as suas contas do terceiro trimestre. A nível nacional, o destaque vai para os resultados da Altri.
-
Saldo externo positivo é o maior de sempre em função do PIB
Até ao final de setembro, o excedente externo da economia portuguesa subiu para 3,9% do PIB. É o valor mais elevado desde que há registo.
-
Bruxelas também admite folga na despesa de 2025
Comissão Europeia alinha com CFP e UTAO e estima uma despesa com prestações sociais inferior à do Governo, sinalizando uma folga orçamental. Despesa líquida para 2025 é também inferior à prevista.
-
Ainda há falhas na gestão de risco das cotadas
Uma maior presença da gestão de risco nos "boards" e mais independência nos conselhos de administração. As recomendações do Código do Governo das Sociedades relacionadas com estas matérias são as que registam uma menor taxa de acolhimento por parte das cotadas e outras empresas, que voluntariamente querem cumprir estas regras.
-
O caso Chrome
A capacidade de manipulação que as tecnológicas conquistaram e a forma como se tornaram transversalmente dominantes em relação a quase todos os setores económicos exige uma vigilância regulatória apertada.
-
Entre a guerra e Trump, o acordar da Europa
A Europa, cansada de guerras, de fome e de miséria, tem conseguido fugir à sua dolorosa história nos últimos 70 anos. Uma Europa recém-dividida por uma cortina de ferro e muros assassinos, construiu uma forte prosperidade, base de um Estado Social, orgulho e baluarte contra a desigualdade, a fome e a miséria crónicas.
-
Multimilionário Gautam Adani acusado nos EUA por suspeitas de suborno e fraude
Adani é acusado de ter concordado em pagar mais de 250 milhões de dólares em subornos a funcionários do governo indiano e omitido esta informação a investidores norte-americanos. Conspiração para cometer fraude eletrónica e fraude de valores mobiliários também está em cima da mesa.
-
O erro de fazer mais do mesmo
A generalidade dos analistas olha para a ação do Governo e não vê coisas muito diferentes do que as que via no Governo anterior. Em linguagem popular, a ideia que fica é?"mais do mesmo". Ou seja, a práxis não se afasta muito do socialismo praticado durante 8 anos.
|