A Associação Cultural e Desportiva Os Ilhavos recebeu a distinção por parte da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal pelos seus 25 anos de filiação.
Apesar de só agora ter sido homenageada a agremiação é filiada na referida Federação desde 18/06/1991(34 anos).
“Ao sermos convidados para estarmos presentes na referida cerimónia comemorativa do 80º Aniversário da referida Federação que decorreu no Salão Nobre da Faculdade de Motricidade Humana (Universidade de Lisboa) no passado dia 6 de dezembro representaram o nosso clube o Presidente Carlos Ferreira e o relator do Conselho Fiscal Francisco Ferreira”, adianta o clube de Ílhavo que tem no campismo uma das suas secções.
Uma mulher foi hoje atropelada em plena Avenida 5 de Outubro em Aveiro, perto do Monumento ao Paraquedista. A senhora, com cerca de 60 anos, sofreu ferimentos ligeiros na sequência do atropelamento rodoviário. O alerta para o acidente foi dado por volta das 15h15. No local esteve a PSP e os Bombeiros Velhos da cidade. A vítima foi transportada ao Hospital de Aveiro.
O Plano de Pormenor do Cais do Paraíso já tem data para a reunião que serve para debater a revogação do Plano deixado aprovado e em vigor por Ribau Esteves. A Câmara de Aveiro marcou para a próxima sexta-feira a reunião de Câmara para debater este assunto. PS e Chega querem revogar o Plano e a maioria liderada por Luís Souto comprometeu-se a agendar a reunião que se realizará depois de amanhã nos Paços do Concelho.
A Assembleia Municipal de Ílhavo aprovou a escolha de representantes em diferentes organismos.
Daniela Pimentel, autarca da Gafanha do Carmo, representa os Presidentes de Junta no XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses.
A Lista A, apresentada por todos os grupos municipais, com exceção do PS, foi aprovada com 20 votos a favor e 4 votos em branco.
José Carapelho, Presidente da Junta de Freguesia de Gafanha da Encarnação, fica como substituto em caso de impedimento de presença.
Quanto à representação dos Presidentes de Junta na Comissão Municipal de Proteção Civil de Ílhavo fica a cargo de José Arvins, Presidente da Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré.
A representação no Conselho Municipal de Educação é assegurada por José Carapelho, Presidente da Junta de Freguesia de Gafanha da Encarnação.
O lugar no Conselho de comunidade do ACES do Baixo Vouga será ocupado por Domingas Loureiro, eleita com 22 votos favoráveis e 2 brancos.
O coordenador da campanha autárquica do movimento independente “Unir para Fazer” afirma que a passagem de movimento de poder a oposição não acaba com a representação conseguida em cinco anos de trabalho e vai reforçar a importância do movimento que se estreou nas autárquicas de 2021.
Rui Rufino admite que este primeiro momento de transição da governação para a oposição exige alinhamento de ideias e novas abordagens mas sem desmobilizar a base de apoio.
Entrevistado no programa “Conversas”, o deputado municipal que assegurou a coordenação autárquica deixou a garantia de que em 2025 o UpF quer estar, de novo, na corrida pela liderança da autarquia e de mais juntas de freguesia.
Quanto aos que vaticinam o fim do movimento responde que é muito cedo para declarar esse “desaparecimento” (com áudio)
Rui Rufino declara que é cedo para programar as eleições de 2025 mas afiança que o movimento saberá honrar os mais de 6 mil votos confiados pela população e irá apresentar-se às próximas eleições para tentar reconquistar a autarquia.
Com elogios à equipa que governou o Município revela que no futuro esse reconhecimento será mais fácil.
E sobre João Campolargo afirma que é cedo para futurologia mas admite que gostaria de ver o ex-presidente de Câmara na próxima corrida eleitoral (com áudio)
Em declarações ao programa “Conversas”, na emissão desta quarta, às 19h, deixa críticas à forma como foi gerida a questão das AEC´s e acesso à componente família salientando que o ano de transição é um erro quando o fim parece assumido pela nova titular da pasta da educação.
Rui Rufino elogia o que percebeu como "reconhecimento da ilegalidade", na reunião de Câmara da passada quinta-feira, com o fim anunciado do regime transitório no final do ano letivo, mas deixa crítica pela forma como a questão foi resolvida.
Entende que a maioria parecia estar a cumprir uma promessa eleitoral (com áudio).
Dois Pratos em T para apoiar uma alimentação mais saudável em todas as idades.
A COSTA NOVA, marca instalada na zona industrial de Vagos, em parceria com a NOVA Medical School e a Fundação Casa Hermes, tem o prazer de anunciar o lançamento do projeto “Prato em T” e da correspondente Coleção Nutrir.
A apresentação tem lugar, esta quarta, dia 10 de dezembro, na Sala dos Atos da NOVA Medical School, em Lisboa.
No Dia Internacional dos Direitos Humanos, o projeto reforça o direito fundamental de todos a uma vida saudável e digna, promovendo escolhas alimentares conscientes, equilibradas e sustentáveis.
Os “Pratos em T”, da Coleção Nutrir, estão disponíveis em dois tamanhos, para adulto e para criança, e afirmam-se como ferramentas educativas que unem ciência, cultura e design, tornando a literacia alimentar acessível a toda a sociedade.
Para a COSTA NOVA, integrar este projeto representa uma extensão natural da sua missão de inspirar experiências à mesa que unem bem-estar, estética e funcionalidade.
A Coleção Nutrir combina design e conhecimento nutricional, apoiado pelas equipas da NOVA Medical School e da Fundação Casa Hermes, instituições de referência nas áreas da ciência e da medicina.
O evento conta com a presença de representantes das três entidades parceiras e de personalidades das áreas da saúde pública, educação, cultura e políticas sociais, que irão refletir sobre a importância da educação alimentar enquanto direito humano e sobre o impacto que o Prato em T poderá ter na sociedade portuguesa.
Os Prato em T são peças físicas e educativas, concebidas para ilustrar de forma simples e intuitiva as quantidades ideais de cada grupo alimentar.
Metade do prato é dedicada aos hortícolas, um quarto divide-se entre cereais, tubérculos e leguminosas e o restante entre carne, peixe e ovos.
Cada divisão simboliza a porção recomendada e procura promover maior autonomia e consciência alimentar em casa, nas escolas e em diferentes contextos educativos.
A marca Costa Nova cria coleções de mesa em grés fino, aliando qualidade e design à melhor tradição europeia de fabrico cerâmico.
A PSP deteve, na passada segunda-feira, 3 cidadãos, em flagrante delito, por suspeita de tráfico de estupefacientes.
Ocorrência no início desta semana no âmbito de uma investigação desenvolvida pela Esquadra de Investigação Criminal de Aveiro.
Agentes detiveram, em flagrante delito, três indivíduos, com 24, 38 e 60 anos, suspeitos da prática do crime de tráfico de estupefacientes.
No momento da interceção, os suspeitos encontravam-se na posse de cerca de 937 doses de produto estupefaciente (heroína e cocaína), as quais foram de imediato apreendidas.
Foram igualmente apreendidos um veículo automóvel, quatro telemóveis e a quantia de 316,45 euros, por suspeita de constituírem produto ou instrumento de atividade ilícita.
A Unidade Local de Saúde da Região de Aveiro adia a Gala que estava programada para o próximo domingo.
Na base da decisão está o “exponencial aumento” de casos de Gripe A e de Infeções Respiratórias graves.
O Conselho de Administração da ULS RA decidiu adiar para Março de 2026 esse momento de reconhecimento a realizar no Grande Auditório do Centro de Congressos de Aveiro.
Priorizar a prevenção e a saúde dos cidadãos e dos profissionais, evitar contágios e garantir segurança num evento com centenas de pessoas, a determinar o adiamento.
As urgências vivem uma fase de pressão com momentos críticos em serviços de saúde de todo o país.
Ílhavo congratula-se com o reconhecimento do barco moliceiro como património da UNESCO.
Poucas horas depois da candidatura do “Barco Moliceiro: Arte da Carpintaria Naval da Região de Aveiro” à Lista de Património Cultural Imaterial em Necessidade de Salvaguarda Urgente ter sido oficialmente aceite, Rui Dias afirma tratar-se de um momento importante.
O autarca lembra que se "que se reveste de uma importância capital para a Região de Aveiro e para o Município de Ílhavo, quer do ponto de vista económico, quer social, quer patrimonial e identitário".
A autarquia entende que a aceitação vem confirmar o “reconhecimento internacional” pelo “valor cultural e identitário do barco moliceiro”, valorizando o “saber-fazer tradicional”.
O processo reuniu onze municípios, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, com a colaboração de mestres construtores, pintores, municípios, entidades culturais, educativas e operadores turísticos da Ria.
Ílhavo diz que uma boa forma de celebrar essa decisão é aproveitar o domingo de acesso livre ao Museu Marítimo para uma visita à sala da Ria onde é possível observar uma coleção etnográfica representativa e conhecer de perto um “moliceiro autêntico”.
Anadia entrega o “Prémio Escolar Professor Rodrigues Lapa”, referente ao ano letivo 2024/2025.
O Galardão tem como principal objetivo premiar o mérito dos melhores alunos do concelho de Anadia.
A cerimónia tem lugar, esta quarta, dia 10, pelas 18h00, no Cineteatro Anadia.
O “Prémio Escolar Professor Doutor Rodrigues Lapa” foi criado, em 1996, pela Comissão das Comemorações do Centenário do Nascimento do Professor Doutor Manuel Rodrigues Lapa, com o duplo objetivo de homenagear o filólogo anadiense e de distinguir os alunos das escolas de Anadia com melhor aproveitamento escolar no final dos 2º e 3º ciclos do ensino básico, do ensino secundário e do ensino profissional.
Até ao ano letivo de 2011/2012, a distinção era atribuída ao melhor aluno de cada um dos níveis de ensino, havendo, assim, um premiado por nível de ensino e sendo os restantes candidatos ao prémio galardoados com menções honrosas.
No entanto, o Município de Anadia entendeu dever compensar a excelência do trabalho e dedicação de mais alunos, assim como reconhecer que as variáveis subjacentes aos processos de ensino e aprendizagem e respetiva avaliação em diferentes contextos, são fatores de relatividade que tornam complexa a tarefa de comparar resultados entre as diferentes escolas participantes.
Nesse sentido passou a distinguir três alunos por escola e por ciclo de ensino, a saber: Escola Básica de Vilarinho do Bairro (6 alunos), Escola Básica e Secundária de Anadia (12), Colégio Nossa Senhora da Assunção - Famalicão (9) e Escola Profissional de Anadia (3), num total de 30 alunos. O melhor aluno de cada escalão de ensino receberá um prémio pecuniário no valor de 250,00€ e um diploma, e os restantes dois Menções Honrosas.